A cada ano, o volume de dados armazenados e manipulados no mundo aumenta, o que é compreensível, já que as ferramentas de análise de banco de dados (Analytics) evoluíram muito e são capazes de entregar, sozinhas, informações estratégicas para os gestores.
O problema é que muitas empresas já começam a sentir o peso da necessidade de manter uma infraestrutura robusta. É aí que entra a hiperconvergência. Ainda não conhece a solução? Descubra no blog de hoje tudo sobre essa tecnologia!
De forma resumida, a infraestrutura hiperconvergente (HCI, na sigla em inglês) combina armazenamento, processamento e rede em um único sistema que pode reduzir a complexidade do data center e aumentar o dimensionamento.
Uma plataforma hiperconvergente inclui um hypervisor para computação virtualizada, armazenamento definido por software e virtualização de redes. O objetivo é unir forças para reduzir a complexidade do data center e aumentar a escalabilidade.
Essa solução, por conseguinte, usa uma abordagem de construção em blocos, o que permite expandir a estrutura, adicionando recursos conforme necessário.
Assim, ela permite que os recursos de TI sejam usados com maior eficiência do que no modelo de data center tradicional, haja vista que grandes atualizações de hardwares e substituições são necessárias a cada um ou dois anos.
Uma plataforma hiperconvergente tem quatro componentes de software altamente integrados:
- Virtualização de armazenamento
- Virtualização de processamento
- Virtualização de rede
- Gerenciamento avançado, incluindo automação
Com a hiperconvergência, todas as funções essenciais do data center são executadas em uma camada de software altamente integrada em vez de serem executadas em um hardware projetado para fins específicos.
O software de virtualização faz a abstração e criação de pools de recursos subjacentes e os aloca dinamicamente a aplicativos executados em VMs ou em contêineres.
O uso de um hardware intercambiável, sem a necessidade de ser de um único fornecedor, permite projetar uma infraestrutura mais flexível, barata e simples de gerenciar.
VANTAGENS
Aumenta a segurança dos dados e sistemas:
Em um ambiente hiperconvergente, o backup e a recuperação de desastres, por exemplo, integram a infraestrutura desde o início, justamente devido à existência de vários nós independentes, em que um pode servir de redundância do outro e ser completamente isolado.
Econômico para o negócio:
A hiperconvergência usa um modelo de estrutura mais econômico, semelhante aos dos provedores de nuvem pública, eliminando a necessidade de grandes investimentos iniciais em aquisições de equipamentos sofisticados e, posteriormente, em sustentação do crescimento contínuo.
Ganhos com a automação:
Devido à simplicidade de gestão, os profissionais de TI não precisam mais se preocupar em tentar criar estruturas automatizadas envolvendo hardwares de diferentes tipos, fabricantes e tecnologias
Conclusão
Devido às vantagens que proporciona aos negócios, a hiperconvergência representa uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos. Se o seu negócio sofre com capacidade limitada do data center atual, é bom ficar atento a essa tecnologia.
Ficou interessado na plataforma? Entre em contato com a gente. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro do universo da TI!
Uma vez comprovado que cada vez mais empresas encontram na virtualização formas de reduzir os custos e a complexidade com o ambiente de TI, a Futtura desenvolve estratégias eficientes para buscar estes objetivos.